Eng. Jaime Ornelas Camacho

image6

Natural da freguesia do Curral das Freiras, onde nasceu em 1911.

É filho de Jordão Joaquim Ornelas Camacho e de Bela Dória Camacho. Casou com D. Iolanda Camacho de quem houve geração.

Tirou o curso do Liceu Nacional do Funchal, matriculando-se depois no Instituto Superior Técnico, onde se formou em Engenharia Civil.

Desempenhou funções de engenheiro civil na C.A.A.H.M., na Junta Geral do Funchal, na assistência técnica aos municípios rurais, tendo também sido chefe da Secção de Hidráulica da Junta Geral.

Esteve na Direcção Técnica da Construção da primeira fase dos Aeroportos do Porto Santo e Funchal ao serviço da sua empresa construtora.

Pertenceu desde o início da sua fundação à Comissão Política Distrital do Partido Popular Democrático / Partido Social Democrata.

Integrou a Junta Governativa da Madeira e foi o primeiro presidente do Governo Regional da Madeira, numa altura em que contava 55 anos de idade, tendo sido empossado nesse cargo no dia 1 de Outubro de 1976. Dois anos mais tarde, em Março de 1978, passou o testemunho a Alberto João Jardim.

No dia 21 de Agosto de 2001, o Eng. Jaime Ornelas Camacho, receberia, por deliberação da Assembleia Municipal da Câmara Municipal do Funchal, a medalha de ouro de Mérito Municipal...No dia 1 de Outubro de 2001, 25 anos depois da sua posse como primeiro presidente do Governo Regional, a Assembleia Legislativa Regional, também lhe prestaria homenagem, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito, a mais alta distinção da Região.

No dia 2 de Abril de 2003, o Eng. Jaime Ornelas Camacho seria uma vez mais alvo de uma homenagem, nesta vez, no Curral das Freiras, terra onde nasceu, através da atribuição do seu nome a uma arruamento nesse dia inaugurado, no sítio das Casas Próximas.

No dia 30 de Janeiro de 2009, a Ordem dos Engenheiros num acto solente que contou com a presença do Presidente do Governo Regional O Presidente do Governo Regional da Madeira, prestou-lhe homenagem pública